Prakalmar - calmante a base da flor do maracujá.

Oficialmente, ela é chamada de Passiflora incarnata, sendo encontrada em seu estado natural ou em forma de tintura e cápsulas. As partes usadas para compor os fitoterápicos são suas flores, folhas e caules.
Além do combate à insônia e ao estresse, a passiflora serve para aliviar infecções causadas por fungos, inchaços e hiperatividade. Há relatos de aplicação dela ainda na luta contra o Mal de Parkinson, a dificuldade de concentração e estados depressivos leves.
A flor-da-paixão contém saparinas, alcaloides e flavonoides.
As propriedades da flor-de-maracujá incluem as ações: tônica, hipotensiva, refrescante, antiespasmódica, analgésica e calmante.
A capacidade da passiflora de atuar em nosso sistema nervoso central rearranjando os neurotransmissores faz dela uma importante aliada no sentido de diminuir tensão muscular e pressão arterial.
E mais: melhora a respiração e ainda age na produção de serotonina, contribuindo para a sensação de bem-estar.
Por tudo isso, a passiflora é considerada calmante natural e leve sedativo, favorecendo o controle da ansiedade e da irritabilidade, o tratamento dos distúrbios do sono e de alterações gastrointestinais provocadas pelo nervosismo.
O controle da hiperatividade infantil é outra possibilidade por meio da administração do maracujá rosa.
Como se não bastassem todos esses pontos positivos, pesquisas ainda revelam que, por ser um calmante natural, a passiflora não traz os efeitos colaterais dos produtos sintetizados em laboratório: alteração da lucidez e dependência.
Tudo porque a planta é capaz de causar sedação sem modificar a atividade elétrica do cérebro.
Os efeitos calmantes da passiflora são consequências de sua composição que inclui flavonoides (crisina e benzoflavona) aliados aos alcaloides. Juntos, eles têm capacidade depressora do sistema nervoso, contribuindo para a sedação.
Comentários
Postar um comentário